Rio Branco E.C

O Rio Branco Esporte Clube foi fundado no dia 4 de Agosto de 1913, por seu idealizador, João Truzzi. No princípio, o time se chamava de Sport Club Arromba. Em 1917, houve uma proposta para mudança do nome de Arromba para Villa Americana Foot Ball Club, ou seja, a designação da cidade na época. Mas, em Assembléia Geral de 16 de setembro do mesmo ano, definiu-se, por votação, a primeira mudança de nome, passando para Rio Branco Football Club, muito provavelmente em homenagem ao Barão do Rio Branco.


O Rio Branco Foot Ball Club passa a disputar, então, vários campeonatos do interior, conquistando o título de bicampeão do estado, em 1922 e 1923. Com a criação da lei do acesso e do profissionalismo da Segunda Divisão, o "Tigre" de Americana disputou por três anos seguidos, entre 1947 e 1949, mas não conseguiu subir e abandonou o futebol profissional. Em 1961, o clube passou à denominação que prevalece até hoje, de Rio Branco Esporte Clube.


Com a ausência do Rio Branco, nas décadas de 1960 e 1970, o Esporte Clube Vasco da Gama, também conhecido por Vasquinho, passa a ser o time mais importante da cidade, alcançando o título da Terceira Divisão estadual em 1968. Mas havia um desejo entre os torcedores em ter uma equipe que realmente representasse Americana e o Vasco acaba se tornando Americana Esporte Clube. Esta agremiação participou de apenas três campeonatos da Segunda Divisão da FPF, entre 1976 e 1978, mas devido à falta de um estádio de porte, opta pela fusão com o Rio Branco, em 1979. Neste momento, o Tigre reafirma em Assembléia pela manutenção do nome Rio Branco Esporte Clube.


Entre 1979 e 1990, o alvi-negro americano representa à altura a cidade, se consolidando na divisão de acesso, e em 1991 realiza o sonho de todos os seus torcedores: entra para o seleto grupo da divisão de elite do futebol paulista, permanecendo assim por longos anos. Em 2007, foi rebaixado para a Série A2 voltando em 2009 para a série A1.


No ano de 2009, retornou à Primeira Divisão, mas em 2010 acabou sendo rebaixado novamente para a Série A2 do Campeonato Paulista. Onde mais tarde, seria novamente rebaixado pela primeira vez a Série A3 o Campeonato Paulista.